WhatsApp Image 2020-05-06 at 16.32.04

Novos Pesquisadores no K-Lab

O K-lab está com cinco novos pesquisadores em 2018. Dois deles são orientandos de mestrado (GESTEC) do Professor Betonnasi, dois da Professora Josemeire e também contamos com o Professor Jorge Fárias, que já é mestre e professor do DCET / UNEB. Conheça um pouco sobre os novos pesquisadores:


Mateus Sampaio de Sousa
Orientando do Professor: André Betonnasi
Proposta de projeto: Era Uma Vez…História em Quadrinhos na construção de conhecimento histórico: uma proposta de ensino com os discentes do Colégio Militar de Salvador – Pituba.
Ingresso: 2018
Resumo do Lattes:
Possui graduação em Abi – História pela Universidade Federal de Minas Gerais(2011). Atualmente é Professor de História Ensino Fundamental II do Colégio Militar de Salvador. Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino Fundamental II. Atuando principalmente nos seguintes temas:HQ, Educação, Conhecimento Histórico, autonomia discente



Jucy Eudete Lôbo
Orientanda do Professor: André Betonnasi
Gamificação e a arte de M.C. Escher: uma proposição metodológica para o ensino médio com intermediação tecnológica
Ingresso: 2018
Resumo do Lattes:
Especialista em Formação Continuada em Mídias na Educação – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, licenciada em Desenho e Plástica – Universidade Federal do Estado da Bahia. Design de Interiores- EBADE. Professora na Secretária de Educação do Estado da Bahia no Centro de Referência do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica/Secretária de Educação do Estado da Bahia , ministrando aulas de Arte, via IPTV, para as turmas regulares de Ensino médio em diversas localidades do interior do Estado da Bahia- Tem experiência em na área de Artes Visuais, decoração,produção de cenários e figurinos cênicos.


Leomir Costa de Oliveira
Orientando da Professora Josemeire Machado Dias
Projeto: Web TV IFBA: a construção de um programa com os alunos e para os alunos.
Proposta de trabalho
Ingresso: 2018
Resumo do Lattes:
Aluno regular no Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Marketing pela UNIFACS em 2014. Graduado em Design pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em 2009, com habilitação em Programação Visual. Servidor Público efetivo com cargo de Programador Visual no IFBA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, onde integra a equipe do NAVI (Núcleo de áudio, vídeo e imagem), o qual ajudou a fundar no Instituto. .


Joedson Alves Oliveira
Orientando da Professora Josemeire Machado Dias
Projeto:  Gamificação: A utilização das estruturas de videogame como instrumento de contribuição para a aprendizagem de língua inglesa
Ingresso: 2018
Resumo do Lattes:
Mestrando em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação da Universidade do Estado da Bahia, especialista em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa pela Faculdade Vendas Nova do Imigrante (em curso), licenciado em Letras – Língua Inglesa e Respectivas Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, em gestão escolar, com ênfase no ensino de Língua Inglesa. Possui experiência em Comunicação, Design Gráfico e Ilustração. Atualmente desenvolve um projeto referente ao uso de Tecnologias e Elementos de Gamificação aplicados à Educação.



Jorge Sampaio Farias
Resumo do Lattes:
Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (1978) e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988). Especialista em Geoprocessamento pela Universidade Federal da Bahia (1998). Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB – Campus I – Salvador). Coordenador do Bacharelado em Sistemas de Informação, CST em Redes de Computadores, CST em Jogos Digitais e Engenharia de Computação da Kroton Educacional na Faculdade Unime de Ciências Exatas e Tecnológicas (UNIME Lauro de Freitas). Lecionou várias disciplinas com foco em Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Atuou profissionalmente em empresas da área de informática tendo desenvolvido e gerenciado projetos nas áreas de sistemas de informação e redes de computadores.

WhatsApp Image 2020-05-06 at 16.32.04

XIX Encontro Internacional Virtual Educa

XIX ENCONTRO VIRTUAL EDUCA BAHIA 2018
[SALVADOR, 04-08 DE JUNHO, 2018]

Prazo para submissão até 14 de Abril!
Site: http://virtualeduca.org/encuentros/bahia2018/PT/ponencias

a. Estrutura do Encontro

O XIX Encontro é dividido em dois eixos, com diferentes programações:

  • Espaço Pedagógico “Educação para transformar a sociedade em um único espaço multicultural”. Destinatários: educadores.
  • Fórum Global de educação e inovação “Cooperação Sul-Sul”. Destinatários: responsáveis de governos e instituições internacionais.

b. Localização

O ESPAÇO PEDAGÓGICO de Virtual Educa 2018 na Bahia será sediado no novo Centro de Formação e Eventos da Secretaria da Educação do Estado, estrutura que está sendo implantada no antigo Instituto Central de Educação Isaías Alves (ICEIA), uma das primeiras escolas do Estado, com mais de 186 anos, com uma rica história na formação da sociedade baiana e um dos primeiros exemplos da arquitetura no estilo do Modernismo Racionalista em Salvador. O ICEIA conta com teatro com mais de 1.000 lugares, salas formatadas para convenções e congressos. Passará a contar também com hotel-escola e restaurante-escola, para formação nas áreas de hotelaria e culinária, praça da ciência, foyer para vernissage de obras produzidas pelos estudantes, praça de alimentação com capacidade para cerca de mil pessoas e centro de tecnologia.