Ilustração, HQ e Audiovisual
K-MÍDIA: Grupo cooperativo de Audiovisual, Ilustração e HQ
A convergência digital já é realidade: num processo de integração,não de substituição, as novas e as tradicionais mídias se tornaram interativas num processo convergente que possibilita a participação dos sujeitos e possibilita ao campo da educação novas práticas potencializadoras do ensino e da aprendizagem. Nesse novo contexto, existe a necessidade do gerenciamento da mudança: professores demandam tanto capacitação como conteúdo digital de modo a incorporar a multimídia em sua prática diária.
No K-lab, a produção audiovisual, a ilustração e o HQ, encontram a dimensão crítica do espaço e sua relação com a educação, apresentando um potencial de utilização como artefatos geotecnológicos e mediadores do processo de ensino e aprendizagem. A capacidade de resinificar o espaço vivido dos estudantes e a possibilidade de promover discussões relevantes para a transformação desse espaço evidenciam a relevância da abordagem multimidiática para o trabalho realizado pelo k-lab e justificam a criação de um grupo cooperativo baseado na temática de multimídias para educação.
Objetivo geral
Promover a capacitação de professores em tecnologia educacional e a produção de conteúdo multimídia por estudantes, por meio de uma abordagem geotecnológica que aponte para novas práticas mediadoras do ensino e da aprendizagem. Ampliar a discussão sobre a produção, publicação e uso de conteúdo multimidiático educacional buscando estimular sempre o senso de pertencimento, o pensamento crítico, o autorismo e a produção coletiva.
Objetivos específicos
- Explorar o referencial teórico sobre a interação e o uso com fins educacionais do audiovisual, ilustração/ HQ e as geotecnologias de forma a difundir conhecimentos internamente com o k-lab.
- Representar o K-lab através da socialização e discussão sobre os aspectos teóricos e práticos das pesquisas realizadas na área de jogos e educação.
- Articular as pesquisas dos integrantes do K-lab com atividades nas escolas públicas seguindo uma abordagem participativa que valorize a tríade: Escola; Universidade; comunidade.
Atualizado em 18/09/2018