Projetos

Alguns projetos do K-Lab


K-Ágora: (http://www.kagora.geotec.uneb.br/)

O K-Ágora é uma expansão do jogo-simulador Kimera – Cidades Imaginárias, acessível diretamente através do navegador, sem necessidade de instalação.

É possível criar mapas exploráveis a partir de qualquer localidade real de nosso planeta Terra, possibilitando experimentações sobre o espaço e lugar, inserindo novos elementos e modificando a paisagem através de diversos tipos de construções organizadas em 05 diferentes categorias: Comércio, Educação, Habitações, Infraestrutura e Lazer.

Também é possível utilizar diversas ferramentas para operações geoespaciais, como cálculo de distâncias, cálculo de área, traçar rotas de trânsito e medir a distância entre dois pontos, graças à integração com a API (Interface de Programação de Aplicativos) do OpenLayers.

LInk: http://www.kagora.geotec.uneb.br/


IdentDoc – Documentário

“IdentDOC: tecendo nossas histórias” é um curta-documentário produzido coletivamente com alunos, monitores, professores e gestores do projeto Tecendo Histórias e do curso de extensão Produção de Roteiro e Vídeo para Curta-Metragem, do IFBA campus Santo Antônio de Jesus. O objetivo é mostrar a importância da valorização das identidades em Santo Antônio de Jesus por meio do vídeo, com a intenção de estimular o uso e a produção audiovisual em outros ambientes escolares a fim de possibilitar a relação de pertencimento entre a escola e a comunidade. Este projeto faz parte do grupo de pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC, presente na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), especificamente no K-LAB, que é um Laboratório Educacional destinado à construção e qualificação de processos formativos e educacionais, por meio da elaboração, utilização e redimensionamento de técnicas, práticas e processos tecnológicos.

DIREÇÃO PEDRO ARTHUR NASCIMENTO e EQUIPE
ORIENTAÇÃO JOSEMEIRE MACHADO DIAS


HQ ANTES DO KIMERA

O HQ faz parte do trabalho de mestrado de Lucas Pimenta intitulado:  Antes do Kimera – uma expansão transmidiática: memorial reflexivo sobre uso de quadrinhos em sala de aula na Escola Álvaro da Franca Rocha.

RESUMO

As histórias em quadrinhos, na última década do século XXI, têm ganhado uma importância no meio acadêmico com pesquisas sendo feitas nas mais diversas áreas e tendo um viés amplo no campo da Educação. Este Memorial Reflexivo busca tratar sobre o uso de quadrinhos na sala de aula, através da história Antes do Kimera, desenvolvido como produto final desse mestrado, que tem como base as narrativas do jogo-simulador Kimera – Cidades Imaginárias, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC, na Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Nessa proposta, a problemática que motivou a pesquisa partiu da necessidade de se desenvolver uma ampliação para o universo ficcional do Kimera, construído de forma colaborativa na Escola Álvaro da Franca Rocha, no bairro da Engomadeira, (Salvador/BA). Para tanto, foi utilizada a pesquisa participante (BRANDÃO; STRECK, 2006) como abordagem metodológica, envolvendo os alunos nesse estudo e possibilitando nesse processo uma vivência artística relacionada à construção de uma história em quadrinhos. Os registros aqui apresentados evidenciam as potencialidades das histórias em quadrinhos, no fazer artístico (McCLOUD, 2008), nas técnicas inventivas (EISNER, 2008) e em concepções correlacionadas à Educação, assim como no conceito de narrativa transmídia (JENKINS, 2009), utilizado como etapa do processo criativo, para validar teoricamente a expansão do universo ficcional do jogo, produzindo novas possibilidades dentro do mundo do Kimera.

Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos; Transmídia; Educação; Jogos Digitais; TIC.

Formatos para Visualização do HQ


K-VIZ – Jogo educacional para apoio ao processo de construção do conhecimento em planejamento gráfico.

K-VIZ – Jogo educacional para apoio ao processo de construção do conhecimento em planejamento gráfico.

kimera


K-MAT – Uma iniciativa do Grupo de Ensino e Educação Matemática do K-LAB

O K-MAT institui-se como projeto associado ao grupo cooperativo de Ensino e Educação Matemática articulador das ações do K-LAB e concentra os projetos relacionados à promoção do ensino da matemática explorando propostas que empregam processos tecnológicos potenciais à inovação nas metodologias desse ensino, com foco na melhoria dos resultados da formação de base matemática dos estudantes da Educação Básica.