K-viz
Jogo educacional para apoio ao processo de construção do conhecimento em planejamento gráfico.
RUBEM DE SANTANA FILHO
Trabalho de Conclusão de Curso, sob o formato de Relatório Técnico, apresentado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) como requisito à obtenção do título de Mestre.
Linha de Pesquisa: Área de Concentração 2. Processos Tecnológicos e Redes Sociais.
Orientadora: Profa. Drª. Josemeire Machado Dias
O K-Viz é um produto educacional e tecnológico direcionado a um perfil de aluno, iniciante em Design Gráfico, que ainda não possui um conhecimento formal das regras, técnicas e conceitos em design, tendo como consequência o desenvolvimento de peças gráficas de característica visual poluída ou sem um planejamento ou organização dos elementos. Para solucionar esta questão seria importante a inserção, no lócus da pesquisa, a aprendizagem dos conceitos ligados à planejamento visual para potencializar os conhecimentos já existentes da ferramenta e adequá-los a este público-alvo através da inserção de jogos digitais como ponto inicial da situação de aprendizagem e que possa gerar uma aprendizagem significativa ou, em outras palavras, que possa desenvolver algumas competências relativas à diagramação em Design Gráfico. A pesquisa foi realizada na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, especificamente com os alunos do curso de Design. Para esta pesquisa, especificamente, foi desenvolvido um produto que pode ser classificado como o núcleo principal do jogo, que será a base para aplicações futuras de um jogo digital. Os experimentos iniciais foram feitos através de protótipos manuais para aplicação em sala de aula com o objetivo de desenvolver as competências em planejamento visual gráfico. O núcleo principal, criado a partir dos experimentos iniciais, pode evoluir para o desenvolvimento de um jogo digital mais complexo envolvendo o ensino de regras básicas de programação visual, dessa forma, expandindo o seu foco para além da UNEB. O projeto faz uma articulação com o K-Lab através da busca de um aprofundamento de questões relacionadas ao Design de jogos, a aplicação, o desenvolvimento e o intercâmbio deste referencial teórico no espaço integrado do laboratório, ampliando e incentivando a conscientização das contribuições do design, especificamente na criação de jogos ou gamedesign.
Palavras-chave: Design Gráfico, planejamento visual, Gestalt, jogo educacional.
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