Mês: agosto 2019
Defesa de Doutorado de Andrea Ferreira Lago
No dia 26 de agosto de 2019, foi realizada a defesa de Doutorado da Profa. Andrea Ferreira Lago. COm a pesquisa intitulada: SCRATCH EM CONTEXTO ESCOLAR: PROCESSO DE MULTILETRAMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA. Com a orinetação da professora Dra. Tânia Maria Hetkowski, Andrea contou na sua banca com as colaborações das professoras: Dra. Mary Valda Sales – UNEB; Dra. Josemeire Dias – UNEB; Dra. Obdália Ferraz – UNEB; Dra. Fabiana Santos Nascimento – SMED e Dra. Suseli Mauro – UNIJORGE.
,
Defesa de Evaldo Bispo Nascimento
A defesa de mestrado do aluno Evaldo foi realizada no dia 26 de agosto de 2019. Orientado por Betonassi e co-orientado por Josemeire Dias, teve na banca as colaborações do Prof. Macello Santos de Medeiros da Universidade Federal do Recôncavo. Evaldo terá 60 dias para fazer os ajustes da pesquisa.
Games e Educação
Mesa Games e Educação, realizada no II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS no dia 20 de agosto de 2019
MEDIADORA:
Josemeire Machado Dias
Doutora em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Mestre em Redes de Computadores. Especialista em Marketing. Licenciada em Educação Artística com ênfase em Artes Plásticas. Bacharel em Ciências da Computação. Professora da Universidade do Estado da Bahia, Campus I – Salvador, dos cursos de graduação em Design e do Programa de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação – GESTEC, na área de Concentração II, Processos Tecnológicos e Redes Sociais. Integrante do Grupo de Pesquisa em Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC / UNEB e Coordenadora do Projeto K-Lab – Laboratório de Projetos Educacionais e Tecnológicos. Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal Bahia.
PALESTRANTES
Danilo Sande
Possui graduação em Física Bacharelado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2009), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2012), especialização em Game Design pela Universidade do Estado da Bahia (2016) e doutorado em Geofísica pela Universidade Federal da Bahia (2018). Atualmente realiza estágio de pós doutoramento na Universidade Federal da Bahia e é professor da Universidade Salvador, onde atua como líder do Grupo de Pesquisa em Engenharia e Inovação Tecnológica, coordena o Programa de Nivelamento e o Programa de Monitoria, além de desenvolver jogos e aplicativos gamificados para o ensino. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos para o ensino superior, educação não formal e inovação no processo de ensino aprendizagem.
Danilo Sérgio Campos Dias
Graduação em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Universidade Federal da Bahia (2003). Pós-Graduado em Game Design pela Universidade do Estado da Bahia (2011). Mestre em Gestão e Tecnologias aplicadas a Educação pelo Gestec/UNEB. Professor de Educação Artística e Monitor no curso de Histórias em Quadrinhos da Oficina HQ. Palestrante, Oficineiro e monitor de cursos de técnicas para produção de Quadrinhos e Técnicas de Arte e de Design Gráfico para Games. Produtor e Roteirista de Arte Sequencial (Fotoficção) para mídias on-line e impressas. Diretor de Arte e Design Gráfico, Artista Conceitual, Ilustrador, Escritor, Colorista, Roteirista, Motion Design, Animador 2D do Grupo de Pesquisas e Desenvolvimento Comunidades Virtuais da UNEB. Experiência na área de Artes, Editoração, Diagramação e Design Gráfico, com ênfase em Arte Sequencial e ilustração para livros de literatura infanto-juvenil, atuando principalmente nos seguintes temas (publicações): Crônicas de Terrara, Raio Esmeralda, Contos de Mandragons (Quadrinhos); Alvinho e Que viagem, heim! (literatura infantil); Búzios – Ecos da Liberdade, Brasil 2014, Unigame, Guardiões da Floresta, Industriali, 2 de Julho – Tower Defense, D.O.M., Guardiões da Floresta – Gamebook (Videogames).
Defesa de Alessandro Silva de Jesus
O AGENTE INTELIGENTE COMO POTENCIAL PARA O ENTENDIMENTO DAS DINÂMICAS SOCIOESPACIAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I, trabalho orientado pelo Dr. André Luiz Souza da Silva (Betonnasi) com a Banca examinadora composta por Dr. André Luiz Andrade Rezende – IFBaiano; Dr. Francisco José da Silva Borges de Santana – IFBA e Dra. Josemeire Machado Dias – UNEB.
Tem defesa de mestrado
Fonte das Imagens: GESTEC
Escrita Científica
OS projetos articuladores K-Lab; A Rádio e o RedePub se encontraram para discutir a Escrita Científica. O encontro foi mediado pelo Dr. Djalma Fiuza. A iniciativa faz parte do processo de qualificação das produções do grupo e da colaboração entre Grupos de Pesquisas da UNEB.
Qualificação de Leomir Costa
Dia 5 de agosto de 2019, ocorreu a qualificação de Leomir Costa de Oliveira. Com o trabalho intitulado: Produção audiovisual a partir de dispositivos móveis: a construção de práticas pedagógicas através da criação colaborativa de um curta-metragem no IFBA, teve a orientação da professora Dra. Josemeire Machado Dias e contou com a seguinte Banca: Dr. André Luiz Souza da Silva – UNEB; Dr. Eudaldo Francisco dos Santos Filho – UNEB; Carina Luisa Ochi Flexor – UFS/UNB e Jorge Leite Júnior – IFBA.
Qualificação de Deusdedite
No dia 5 de agosto de 2019, foi a vez da qualificação de Deusdedite Cerqueira Peixoto Junior, aluno do Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação. O trabalho intitulado: POTENCIAIS DAS FERRAMENTAS DIGITAIS 3D: Explorando Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Matemática , orientado pela professora Dra. Tãnia Maria Hetkowski, contou com a banca examinadora: Dra. Suszeli Mauro – UNIJORGE, Dra Rosemary Lacerda Ramos Ramos – UNIFACS e Dra Josemeire Dias – UNEB.
Foto da esquerda para a direita: Tânia, Suzeli, Deusdedite, Romeary e Josemeire
A seguir uma referência sugerida pela banca para os alunos que estão trabalhando com Matemática.
Tarde Metodológica
Hoje, 31/07/2019, as discussões do K-lab foram pautados nas metodologias dos pesquisadores. Respondemos basicamente as seguinte perguntas:
- O Tema da Pesquisa
- O Objeto de Pesquisa
- A metodologia indicando os aspectos da metodologia que definiram a sua escolha;