Ensino e Educação Matemática

Ensino e Educação Matemática – K-MAT

Gerusa PinheiroDeusdediteViniciusSamiraNadison

OBJETIVO GERAL

Promover processos educativos e formativos com perspectiva de inovação pedagógica e tecnológica na área de matemática.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Desenvolver intervenções pedagógicas para professores e estudantes das escolas com a utilização de materiais concretos, jogos, software dentre outros que desenvolvam estratégias de ensino e aprendizado da matemática de acordo com os eixos da Educação Matemática.
  • Criar espaços colaborativos de discussões que agregue o ensino de matemática no uso das tecnologias e de outros elementos que fazem parte do cotidiano da escola.

RELEVÂNCIA DA TEMÁTICA

Pensar o fazer pedagógico na disciplina “Matemática” é uma discussão histórica desde a década de 60, com o movimento intitulado “Matemática Moderna”, estas discussões mudaram o foco tecnicista para “o pensar reflexivo” nos anos 80 com o surgimento da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e com o surgimento da internet, as discussões sobre as tecnológicas de Informação e Comunicação (TIC) e inovação pedagógica, o fazer e ensinar matemática sempre esteve inserido nestas novas discussões nos grupos de pesquisadores e educadores matemáticos com o objetivo sempre de oferecer qualidade de ensino e aprendizado da disciplina em questão. No entanto, se nos preocuparmos em verificar resultados de exames nacionais e internacionais com relação ao desempenho dos estudantes em matemática, vamos perceber que a mudança não foi significativa de forma proporcional às propostas e pesquisas desenvolvidas sobre “Ensino e Educação Matemática” o que nos leva a acreditar na existência de uma lacuna nestas discussões e pesquisas desenvolvidas, tendo ainda uma relevância efetiva de continuarmos pensando em estratégias de ensino e desenvolvendo intervenções pedagógicas que possam atingir o propósito de oferecer um melhor aprendizado na área.

ARTICULAÇÕES COM O K-LAB

Pensar o K-MAT é pensar “matemática” e pensar matemática é pensar em espaço, forma, tecnologia, jogos, mídias, HQ, ou seja, é pensar todos os grupos temáticos do K-LAB porque podemos desenvolver com K-ágora a geometria e a trigonometria, com a tecnologia os softwares matemáticos, com os jogos as quatro operações, a álgebra e todas as outras áreas, com as HQ diálogos e histórias que desenvolvam conceitos matemáticos, enfim, os conteúdos matemáticos pensados de forma crítica e reflexiva podem levar a desenvolver por nós educadores da área com a colaboração dos outros pesquisadores a “construção e qualificação de processos formativos e educacionais, por meio da elaboração, utilização e redimensionamento de técnicas, práticas e
processos tecnológicos” que é a definição do K-LAB. Para melhor entendimento, a seguir, procuramos relacionar as ações do referido Grupo Temático K-MAT, com as categorias que regem o K-LAB:

  • Pedagógica – O K-mat tem como um dos objetivos desenvolver processo educativo e formativo para professores e estudantes planejando conteúdos que serão explorados e redimensionados nas práticas direcionadas às escolas e instituições parceiras e aos seus partícipes.
  • Estética – No planejamento destes conteúdos vamos trabalhar com a geometria o que levará a construção de materiais concretos, jogos dentre outros recursos que terão presente na sua construção, as cores, formas, além de outros elementos presentes nas necessidades do design, da arte, da cultura e da interação dos sujeitos com as interfaces propostas.
  • Tecnológica – O K-mat também tem como objetivo criar espaços colaborativos de discussões que agregue o ensino de matemática no uso das tecnologias e de outros elementos que fazem parte do cotidiano da escola que façam sentido às propostas e que potencializem a colaboração e a aprendizagem, remetendo ao entendimento de tecnologia explorado pelo grupo.

 


Atualizado em 18/09/2018