MULTILETRAMENTO E GEOTECNOLOGIAS
OBJETIVO GERAL
Analisar as potencialidades das Geotecnologias e do Multiletramento na constituição de práticas pedagógicas e discussões epistêmico-metodológicas, no/com os distintos espaços educativos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Promover encontros formativos para desenvolvimento do pensamento lógico e cartográfico por meio de dinâmicas socioespaciais na escola e no grupo de pesquisa Geotec;
- Contribuir com a apropriação de habilidades tecnológicas e com a reflexão sobre o uso de tecnologias digitais para qualificar as ações destes sujeitos na sociedade contemporânea.
- Explorar o referencial teórico sobre multiletramentos e geotecnologias, de forma a difundir conhecimentos junto ao K-Lab.
RELEVÂNCIA E ARTICULAÇÃO
Ao pensarmos na articulação entre a temática Multiletramento e Geotecnologias, cabe esclarecer, mesmo que de forma sucinta, o entendimento em relação a esses dois temas. Vale ressaltar a plena aderência desses temas aos pressupostos teóricos que constituem o projeto K-Lab, os quais correspondem às seguintes categorias: Processos Tecnológicos, Dinâmicas Socioespaciais e Prática Pedagógica.
Deste modo, compreende-se como Multiletramento, processo que agrega uma multiplicidade linguística, considerando a diversidade cultural e o contexto das TIC na contemporaneidade. Assim, a concepção de multiletramento,
“aponta para dois tipos específicos e importantes de multiplicidade presentes em nossas sociedades, principalmente urbanas, na contemporaneidade: a multiplicidade cultural das populações e multiplicidade semiótica de constituição dos textos por meio dos quais ela se informa e se comunica […] são necessárias novas ferramentas – além das da escrita manual (papel, pena, lápis, caneta, giz e lousa) e impressora (tipografia, imprensa) – de áudio, vídeo, tratamento de imagem, edição e diagramação” (ROJO e MOURA, p.8-21)
Assim, ao propor a discussão sobre multiletramento, articula-se diretamente com as dimensões pedagógicas e tecnológicas do K-Lab, no momento que se propõem ações sobre a referida temática, entrelaçam-se os seus pressupostos com as categorias de Processos Tecnológicos e Práticas Pedagógicas no contexto escolar.
Neste sentido as Geotecnologias também se articulam com as mesmas categorias do projeto, ao compreendermos que tais tecnologias constituem-se como processos tecnológicos os quais agregam uma dimensão material, correspondentes às técnicas e instrumentos geotecnológicos (Mapas, Imagens de Satélites, Croquis, SIG, Fotografias Aéreas, etc.) e, a dimensão imaterial, concebida pelos processos cognitivos e simbólicos, relacionados aos princípios geotecnológicos (PEREIRA, 2015). Tais tecnologias estão intimamente relacionadas as dinâmicas socioespaciais, no âmbito de sua gênese, pois constituem-se como necessidade de expressar as a espacialidade existente nas relações sociais, além de possuir potencialidades para a construção de um “pensamento ou conhecimento espacial”, quando associada aos processos educativos instituídos ou instituintes. Cabe ressaltar, que a discussão sobre geotecnologias se constitui como uma das categorias teóricas fundantes do Grupo Geotec e do Projeto K-Lab.
REFERÊNCIAS
PEREIRA, Inaiá Brandão. Educação geográfica e geotecnologias: construindo estratégias à compreensão do lugar no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado). Departamento de Educação, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, Salvador, 2015. 183f
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
Última atualização: 29/08/2018