O K-MAT institui-se como projeto associado ao grupo cooperativo de Ensino e Educação Matemática articulador das ações do K-LAB e concentra os projetos relacionados à promoção do ensino da matemática explorando propostas que empregam processos tecnológicos potenciais à inovação nas metodologias desse ensino, com foco na melhoria dos resultados da formação de base matemática dos estudantes da Educação Básica. A seguir estão relacionados os projetos de pesquisa em desenvolvimento ou já finalizados e suas respectivas referências.
Projeto: Práticas Pedagógicas no Ensino de Matemática: contribuições das produções do K-LAB na Educação Básica
Pesquisador: Samira Souza Feitosa (samfeitosa@hotmail.com)
Orientadora: Profª. Drª. Josemeire Machado Dias
Forma de apresentação da pesquisa:
Como Trabalho de Conclusão de Curso no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação – GESTEC da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, na linha de pesquisa Processos Tecnológicos e Redes Sociais (área de concentração 2 do programa).
Resumo:
Partindo do princípio de que é papel da escola garantir aos seus alunos a aquisição de novos conhecimentos, valores, atitudes, competências e habilidades que permitam que eles possam se inserir no mundo em permanente processo de transformação, esta pesquisa propõe-se analisar de que forma as produções do K-Lab/GEOTEC podem ser redimensionadas para práticas pedagógicas no Ensino de Matemática. Sendo assim, esta investigação tem como objetivo geral analisar como as produções do K-Lab – GEOTEC/UNEB podem contribuir na construção de práticas pedagógicas inovadoras no Ensino da Matemática com alunos da Educação Básica da Rede Pública. Para embasar este trabalho elencamos as seguintes categorias teóricas: Práticas Pedagógicas (FRANCO, 2016; HETKOWSKI, 2004; LIRA, 2016); Educação Matemática (D’AMBROSIO, 2011, 2012; SILVA, 2003); e, Tecnologia (HETKOWSKI, 2004, 2010; KENSKI, 2012). Os pressupostos metodológicos estão pautados na abordagem qualitativa de natureza aplicada uma vez que o objetivo central é produzir conhecimentos para aplicação prática. A pesquisa está dividida em seis seções. Na primeira seção apresentamos um breve levantamento acerca da constituição do Grupo de Pesquisa GEOTEC. Na segunda seção definimos os pressupostos epistemológicos que embasam esta pesquisa. Na terceira seção definimos os pressupostos metodológicos, ou seja, o caminho que foi percorrido para fazer esta pesquisa. Na quarta seção apresentamos o processo de construção e aplicação de uma Prática Pedagógica para o Ensino de Matemática no Ensino Fundamental II. Na quinta seção ressignificamos as produções do K-Lab escolhidas para o Ensino de Matemática. Por último, na sexta seção, trazemos as considerações finais. Embora o K-Lab tenha 22 pesquisas concluídas, foram selecionadas 5 para análise, as quais podem contribuir na mobilização de práticas pedagógicas no Ensino de Matemática. O que se pretende com este trabalho é comprovar que podemos, não apenas ressignificar os trabalhos produzidos no K-Lab, mas também redimensionar diferentes práticas no Ensino de Matemática.
Recursos do projeto disponíveis:
E-book “Práticas Pedagógicas para o Ensino de Matemática”
Projeto: Potenciais das Ferramentas Digitais 3D: Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Matemática à Educação Básica
Pesquisador: Deusdedite Cerqueira Peixoto Junior (deusdeditejr@gmail.com)
Orientadora: Profª. Drª. Tânia Maria Hetkowski
Forma de apresentação da pesquisa:
Como Trabalho de Conclusão de Curso no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação – GESTEC da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, na linha de pesquisa Processos Tecnológicos e Redes Sociais (área de concentração 2 do programa).
Resumo:
Os avanços tecnológicos na sociedade são importantes e propiciam inúmeros benefícios ao indivíduo. As dimensões desses avanços possibilitam, entre outros, a exploração e o surgimento de cenários alternativos para a educação. O Objeto de Aprendizagem (OA), por exemplo, é um desses artefatos tecnológicos que pode estimular o aprendizado do aluno referente a um determinado conteúdo explanado em sala de aula.
Em relação à Educação Matemática, pode-se dizer que existe a possibilidade de trabalhar de forma dinâmica o conteúdo com os alunos e professores, através do uso de recursos tecnológicos de apoio. Assim, deve-se estimular os alunos através do ambiente interativo e proporcionar ao professor versatilidade às suas funções educativas.
Como resultados da pesquisa, foram desenvolvidos três Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Matemática que estão disponibilizados para download.
O Objeto de Aprendizagem “K-MAT e a balança X” contém a animação de uma balança que fará a simulação do valor algébrico de x. A partir da interação do jogador com os objetos 3D serão tratados os conceitos de inequação do primeiro grau. Para download do Objeto de Aprendizagem: K-MAT e a balança X consulte a seção “Recursos do projeto disponíveis” a seguir.
O “K-MAT – Uma Aventura Matemática” é um OA com estrutura de jogo. O Objeto de Aprendizagem tem como cenário, uma escola e, o jogador terá que percorrer as salas em busca de informações e valores representados em formatos geométricos para gerar um gráfico de uma função polinomial do segundo grau. O jogador será o personagem K-MAT (terceira pessoa) e terá que seguir as instruções para alcançar os objetivos do jogo. Para download do Objeto de Aprendizagem: K-MAT – Uma aventura matemática consulte a seção “Recursos do projeto disponíveis” a seguir.
O Objeto de Aprendizagem “K-Mat – Tales de Mileto no Egito” tem o formato de um jogo, em primeira pessoa, com o objetivo de mensurar a medida da altura da pirâmide. O cenário do jogo será o Egito Antigo, contendo as pirâmides, o templo do faraó e uma tenda, local para efetuar os cálculos matemáticos. Para download do Objeto de Aprendizagem: K-MAT – Tales de Mileto no Egito consulte a seção “Recursos do projeto disponíveis” a seguir.
Recursos do projeto disponíveis:
- Objeto de Aprendizagem K-MAT e a balança X
- Objeto de Aprendizagem K-MAT – Uma aventura matemática
- Objeto de Aprendizagem K-MAT – Tales de Mileto no Egito