Integrantes do GEOTEC participam de Grupo Focal com Lucidio Bianchetti


Foto: Integrantes do GEOTEC. Local: HOtel Vila Mar – Amaralina. Salvador/Ba

Dia 23 de maio de 2018, integrantes do GEOTEC, representando os três projetos articuladores (K-Lab, Rádio e Redepub), participaram do Grupo Focal do professor Lucidio Bianchetti para contribuição com a sua pesquisa: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE ORIENTADORES DE DISSERTAÇÕES E TESES: De uma prática intuitivo-individual à uma práxis coletivo-grupal em vias de formalização/afirmação. Em direção a uma pedagogia´ da orientação.

Descrição da Pesquisa de Lucídio: “A orientação, na PG stricto sensu, passou de uma ascética menção ao pós-graduando como alguém a ser ?orientado por um diretor de estudos? (Parecer 977/65), à explicitação da necessidade de criação de um eficiente sistema de orientação, (Cf. V Plano Nacional de Pós-graduação – 2005-2010). Em fontes diversas buscaremos compreender como, em pouco mais de 60 anos de PG no Brasil, uma atividade eminentemente privada, individual (orientador-orientando), improvisada, espontânea e intuitiva, foi sendo transformada em uma práxis coletiva, ganhando cada vez mais foro público, via grupos/redes de pesquisa. Muitas iniciativas, no Brasil e exterior, particularmente na União Europeia, a partir do Processo de Bolonha, estão sendo desencadeadas no sentido de caminhar para práticas formativas de orientadores, a ponto de estar sendo demandada a constituição de uma didática, de uma Pedagogia da orientação, seja em obras qualificadas, seja em manuais que poderiam ser caracterizados como sendo de ´autoajuda´ para orientandos e orientadores. O crescente processo de internacionalização da educação e o predomínio de um particular capitalismo na universidade, o chamado capitalismo acadêmico, estão na base de processos cada vez mais indutivos, heterônomos, resultando na intensificação do trabalho, no produtivismo acadêmico, na preocupação com rankings, resultando em competição exacerbada. Em termos de metodologia nos apoiaremos em métodos mistos, a fim de compreender este campo científico da PG, onde se constrói um saber e se exerce um poder, no processo de formação e atuação dos orientadores de dissertações e teses. No que diz respeito à empiria faremos inserções em alguns grupos de pesquisa, no Brasil e de outros países, visando apreender como atuam na formação dos orientadores e os avanços na constituição ou formação de grupos e redes de intercâmbio em pesquisa educacional, redes acadêmicas e ainda redes de colaboração e como estas iniciativas podem contribuir para a redefinição da função orientadora”. 

Fonte: Lattes do Pesquisador

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